
Olá
Me chamo Vanessa.
Meu propósito profissional é criar um espaço de liberdade e segurança para o paciente, em que seja possível ressignificar, explorar, sentir e refletir, se permitir e perceber-se.
Te ofereço um lugar de escuta, acolhimento e elaboração das demandas internas e subjetivas do ser.
Tragetória
Sou natural de Caxias do Sul/RS, nasci em uma família simples e cresci junto com cinco irmãos. Comecei trabalha aos quize anos como secretária na área da saúde e aos vinte decidi estudar Psicologia. Percebia que existiam questões bastantes complexas que envolviam a vida e as relações humanas. Sentia que precisava estudar algo que colaborasse na construção de uma realidade mais saudável/sustentável.
Cursei Psicologia durante oito anos, fiz especialização complementar em educação, ambos pela Universidade de Caxias do Sul. Ao longo da trajetória acadêmica vi a importância do diálogo, do acesso aos espaços de desenvolvimento e de se viver de forma mais consciente e coletiva. Dei ênfase clínica durante a graduação, estudei Saúde Pública e atuei na assistência social por mais de oito anos com pessoas atípicas e jovens em situação de vulnerabilidades social.














Em 2020 publiquei um artigo na revista Psicologia e Saúde, sobre a Psicologia na Atenção Básica e a Saúde Coletiva.
Neste mesmo ano conclui a Pós Graduação em Arteterapia: Processos Simbólicos com base na teoria Analítica Junguiana, fiz especialização para trabalhar com Dependência Química pelo instituto Wainer de Psicologia e escrevi minha tese de pós-graduação com base nas vivências tidas nos estágios e na clínica psicológica com dependentes químicos. Logo depois de formada, iniciei como voluntária na Cruz Vermelha/RS e segui com os atendimentos psicoterapêuticos.
Trabalho com atendimentos clínicos de jovens, adultos e idosos. Em 2024 fiz uma especialização em Análise do Comportamento Aplicada - ABA e sigo me capacitando na busca dos melhores recursos e conhecimentos para acolher e desenvolver o que há de melhor em cada pessoa.